Primeira linha de ônibus nos morros de Floripa foi inaugurada há 31 anos e teve presença de Lula
Bia Vargas e Márcio de Souza resgatam legado da gestão da Frente Popular na cidade
Neste dia 13 de agosto, a comunidade do Monte Serrat, em Florianópolis, comemora 31 anos da instalação da primeira linha de transporte coletivo nos morros da cidade, fato que contou com um ilustre passageiro.
Na viagem inaugural, nada menos que Luiz Inácio Lula da Silva, que dali há nove anos seria eleito presidente da República Federativa do Brasil, viajou na denominada linha 113, mais tarde chamada de Monte Serrat e viu a capital catarinense lá de cima, acelerando o seu desejo de assumir o Brasil.
Lideranças da época contam que a instituição da linha foi consequência direta de uma Organização Política e Social que envolveu o Sr. Teco (Seu Teco), a professora Darcy de Brito e o padre Vilson Groh.
Esse grupo estava associado a um debate político com representantes institucionais eleitos para a Câmara Municipal de Florianópolis, como o ex-vereador Márcio de Souza e o prefeito da época, o professor Sérgio José Grando.
Nas conversações travadas, percebeu-se que além da vontade política havia a necessidade de romper com a hegemonia das empresas privadas sobre o Sistema de Transporte Coletivo para incluir um olhar social para o transporte, a fim de cumprir suas responsabilidades públicas.
Assim, a Organização Social e a força articulada da comunidade do Monte Serrat prevaleceram e a linha foi conquistada.
Este fato determinou a manifestação de várias comunidades, que motivadas pelo exemplo do Monte Serrat, com suas lutas por urbanização conseguiram que novas linhas fossem implementadas em outros morros da cidade.
Bia Vargas – empresária