Florianópolis

É o Lela!

PT de Florianópolis escolhe ex-vereador como pré-candidato a prefeitura

ícone relógio09/10/2023 às 12:00:00- atualizado em
É o Lela!

A direção do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis se reuniu na noite desta quinta, 05 de outubro, para a escolha da sua pré-candidatura para as eleições municipais de 2024.

Ao longo dos últimos meses o partido realizou plenárias regionais pela cidade e encontros com comitês populares para dialogar sobre as eleições do ano que vem. Em todas as oportunidades houve um pedido dos filiados para que o partido volte a ter candidato à prefeitura da capital depois de 3 eleições. A última candidatura liderada pelo PT na cidade foi em 2008.

”O PT de Florianópolis sempre fez gestos em nome da unidade do nosso campo político. Já apoiamos candidaturas de diversos outros partidos. Após o resultado positivo nas eleições de 2022 na cidade, há uma avaliação de que o PT deve liderar a construção dessa frente para disputar a prefeitura”, afirmou a presidenta do PT de Florianópolis, Eliane Schmidt.

A necessidade de defesa do governo Lula, os resultados eleitorais na capital acima da média estadual e a possibilidade de ampliação da bancada na Câmara Municipal são alguns dos motivos apontados pelos filiados para que o partido lidere uma frente popular na cidade.

Ao longo deste processo de debates internos, quatro nomes se apresentaram com disposição para essa disputa: a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Passos; o ex-vereador Lino Peres, o professor Rogério Portanova e o ex-vereador Vanderlei Faria, o Lela.

Filiado pela presidenta nacional Gleisi Hoffmann, em maio, o ex-vereador Vanderlei Faria, Lela, foi o escolhido pela direção partidária. Agora o nome dele será apresentado aos demais partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e posteriormente aos partidos que formaram a Frente Popular em 2022.

”Fico muito feliz e honrado com a confiança do partido em escolher meu nome como pré-candidato. Agora queremos aprofundar o diálogo com os demais partidos do campo democrático e movimentos sociais para que possamos construir uma grande aliança para as eleições. A cidade real não é a que aparece no TikTok do prefeito. Há problemas sérios que precisam ser enfrentados, como a mobilidade caótica, a habitação e o desmonte do serviço público. O orçamento da cidade precisa ser participativo, construído pela população. A atual gestão não tem um projeto de cidade e está envolta em casos de corrupção”, afirmou Lela após ser escolhido pelo partido.

O PT também deverá constituir um grupo de planejamento eleitoral que trabalhará na formação da chapa proporcional do partido. O objetivo é o PT ampliar sua bancada na Câmara Municipal.

”O resultado eleitoral de 2022 nos anima muito. Agora queremos construir uma chapa forte e representativa, que dialogue com a diversidade de nossa cidade e amplie a nossa bancada na Câmara” afirmou a presidenta do partido, Eliane Schmidt.

Nas próximas semanas o PT deverá realizar uma plenária de apresentação da pré-candidatura para a militância e para a Federação Brasil da Esperança. Alguns nomes da direção nacional já foram convidados e o partido aguarda a confirmação de agenda para divulgar a data.