Audiência pública sobre obras viárias da região metropolitana sai com encaminhamentos para resolver os problemas da região
Comissão de Transportes da Alesc realizou audiência pública sobre as obras viárias na região da grande Florianópolis
Nesta terça-feira, 22, a Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa realizou a audiência pública para tratar da mobilidade urbana e integração dos principais sistemas viários da Grande Florianópolis. Em um trabalho inédito entre a bancada do PT com os presidentes do PT na micro de Florianópolis, foi a oportunidade de cobrar dos gestores públicos como também de demonstrar organização e unidade.
A intenção foi debater a situação das grandes obras viárias da grande Florianópolis, e principalmente a necessidade de integração destas obras que envolvem as BR´s 101 e 282, o contorno viário, as diversas estradas estaduais como a SC - 281, e grandes obras municipais como a beira-mar continental.
Durante a audiência, houveram manifestações de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Arteris Litoral Sul, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de SC, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf), das prefeituras e secretarias municipais de transportes e obras da região. Como também, os nossos deputados estaduais, Fabiano da Luz, Luciane Carminatti, que presidio a sessão, e Neodi Saretta. Além da nossa vereadora de Florianópolis Carla Ayres. Como também os presidentes do PT na grande Florianópolis, que participaram remotamente.
Dentre as falas dos presentes, vale destacar, a da vereadora Carla Ayres que recentemente aprovou na Câmara Municipal de Florianópolis a realização de um debate sobre as obras viárias na região. Se pronunciaram também, a ex-senadora Ideli Salvatti e o ex-vereador Lino Peres, e sobre a questão das obras viárias em São José, se pronunciou o presidente do PT Ary Martins.
Ainda, tivemos a importante presença de representantes da comunidade do bairro Aririu de Palhoça, onde serão profundamente afetados pelo atual trajeto do Contorno Viário. Ao decorrer da planária, foram repassadas outras questões e reivindicações pelo vice-prefeito Sergio, do município de Angelina, referentes às "SCs", envolvendo outro município da Grande Florianópolis, Rodrigo presidente do PT de Garopaba, relata sobre a situação do trecho que liga o município a Imbituba e do PT municipal de Santo Amaro, os graves congestionamentos que ocorrem no entroncamento entre as rodovias BR111 e 282.
Como encaminhamento central da audiência, será constituído um Grupo de Trabalho, onde serão integrados todos os municípios, todas as obras de responsabilidade do Governo do Estado de Santa Catarina, o DENIT e a Arteris, concessionária detentora da concessão publica da BR111.
Fonte: https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/alesc-define-prazo-para-avaliacaeo-integrada-sobre-mobilidade-urbana