Florianópolis

A UPA SUL FICA! TOPÁZIO, TIRE AS MÃOS DO SUS!

Prefeitura quer retirar a UPA Sul do Rio Tavares e terceirizar a gestão

ícone relógio27/06/2023 às 17:05:52- atualizado em
A UPA SUL FICA! TOPÁZIO, TIRE AS MÃOS DO SUS!

A Saúde Pública de Florianópolis segue na mira do Prefeito Topázio. Ele tem planos de terceirizar a gestão da UPA Norte para as chamadas O.S's (Organizações Sociais) e de transferir  e também terceirizar a UPA Sul, localizada ao lado do terminal de ônibus do Rio Tavares, mesmo já tendo sido gastos mais de R$3 milhões na sua reforma. Topázio diz que vai fazer outra UPA novinha no local do antigo aeroporto, mas isso vai deixar o acesso muito mais difícil, principalmente para quem mora mais ao sul da ilha. Além disso, ele não diz que seu projeto de novo hospital foi suspenso pelo Conselho Municipal de Saúde porque não está previsto em nenhum documento como deveria.

Essa conversa de terceirização é bem conhecida.  É a porta de entrada para a precarização das condições de trabalho, da qualidade dos serviços e também de esquemas de corrupção. Difícil compreender a vontade descontrolada do prefeito em deixar as unidades de saúde nas mãos de empresas privadas, que tem como objetivo o lucro, se a saúde pública, segundo estes mesmos empresários, só dá prejuízo. Muito estranho, não é mesmo?

Coordenadores dos Conselhos Locais de Saúde do Sul da Ilha protestam contra o fechamento da UPA Sul em reunião com o Prefeito Topázio Neto na última segunda (26)

Ter O.S. cuidando da Saúde é desastroso para os usuários e o exemplo da UPA Continente é um alerta.  Lá a empresa responsável deixa faltar diversos atendimentos e serviços oferecidos em outras unidades. Não existe nem ao menos uma farmácia.

O PT se coloca ao lado da população, dos movimentos populares e da maioria dos coordenadores de Conselhos locais de Saúde do Sul da Ilha e dos membros do Conselho Municipal de Saúde, que já se manifestaram CONTRA esse projeto e em defesa da manutenção e reforma da UPA no local onde está com administração 100/% pública!

Reação

Os movimentos populares já formaram um comitê em defesa da UPA Sul e chamam a comunidade atendida pela unidade para discutir a mobilização contra mais esse ataque de Topázio aos direitos, sobretudo da população mais pobre. Confira o chamado abaixo:

A UPA Sul fica – Fora O S !

Em defesa do SUS – Saúde 100% pública e de qualidade!

Topázio, tire as mãos do SUS!

#PTFloripa